RELATÓRIO ANUAL DE ATIVIDADES
Atividades 2021-2022

INTRODUÇÃO
A Associação de Assistência à Criança e ao Adolescente com Deficiência de Umburanas/AACADU formou-se em 02 de Julho de 2021, a data escolhida para iniciar é simbólica em sua essência, pois assim como o 02 de julho resultou em independência para a nossa amada Bahia, o surgimento da AACADU é também uma luta por independência para as pessoas com deficiência e transtornos do desenvolvimento que residem em Umburanas e região, pois reconhecemos que só garantindo a essas pessoas a assistência de que necessitam poderão trilhar caminhos de autonomia, de saúde e de liberdade. Pensando nisso começamos por onde foi possível: reunimos as mães de crianças e adolescentes especiais e juntos decidimos que não podíamos mais ser coniventes com toda a desassistência que essas crianças viviam. Não podíamos mais ficar de braços cruzados quando víamos a necessidade gritante por um atendimento neurológico e nada de médico, por um atendimento fonoaudiológico, fisioterápico, psicológico e nada desses profissionais. Não podíamos aceitar apenas o lamento por não poder ofertar o que a criança demanda. Assim nossa primeira ação foi nos associarmos. Após a criação da Associação nosso segundo passo foi buscar apoiadores para termos um espaço físico onde pudéssemos realizar atividades com as crianças. Depois de muito buscar e com muitos conversarmos, conseguimos o espaço onde hoje realizamos as atividades – espaço emprestado. Lançamos também uma campanha no site da VAKINHA, mas infelizmente não obtivemos sucesso. Houve a realização de sorteios de cestas básicas, kits de perfumaria e torneio de futebol para levantarmos fundos e custear as atividades iniciais. Outra ação foi a elaboração do Projeto Experiências que Somam, aliado a ele pensamos no Adote Cuidados para uma Criança AACADU. Também iniciamos a busca por apoiadores/colaboradores.
PROJETO EXPERIENCIAS QUE SOMAM
O Projeto iniciou-se em Janeiro de 2022 e o que o motivou foi, em primeira instância, a necessidade que as mães/voluntárias do projeto sentiram de ofertar às crianças e aos adolescentes com deficiência um ambiente de estímulos que os ajudassem no desenvolvimento neuropsicomotor. Uma segunda razão para o surgimento do “Experiências que Somam” é a ausência de uma equipe multidisciplinar na esfera municipal. Somando a
necessidade de estímulos demandado pela pessoa com deficiência e a ausência da equipe multidisciplinar no município, as mães vislumbraram no projeto um caminho possível para ajudar as crianças e os adolescentes a romperem com as barreiras impostas pela deficiência e conquistarem autonomia e aprendizagens.
O objetivo deste é ajudar crianças e adolescentes na conquista de marcos motores e cognitivos contribuindo para a melhoia da qualidade de vida e do relacionamento social, além de ofertar às mães e crianças um espaço de diálogo e construção de saberes oportunizando momentos de interação e desenvolvimento das habilidades necessárias a interação social.
O Projeto se desenvolve com a oferta de oficinas de caráter pedagógico e terapêutico.
Dentro do planejamento consta intervenção:
– Sensorial – a partir do manuseio de elementos com texturas diversas;
Coordenação Motora – a partir de exercícios específicos que seguirão a demanda da criança.
– Cognitivo – mediante oferta de jogos, brincadeiras e atividades específicas.
– Visual – para as crianças com Paralisia cerebral o estímulo visual a partir da oferta de matérias de cores vibrantes e diversas, inclusive aquelas de contraste como o preto e o branco, vermelho e amarelo, etc. são essenciais para o desenvolvimento das habilidades visuais.
As oficinas são realizadas aos domigos.
PROJETO ADOTE CUIDADOS PARA UMA CRIANÇA AACADU.
O Projeto Adote Cuidados para uma Criança AACADU surgiu depois de algumas crianças precisarem com urgência de atendimento neurologico porque devido ao aumento de peso e ao crescimento a dose dos remédios já não surtia mais efeito e havia a necessidade do médico examiná-la e prescrever nova dosagem. Havia também a necessidade de da intervenção de um fonoaudiologo nos casos de crainças com disfagia que já não conseguiam se alimentar devido a ausência de intervenções terapêuticas orofaciais e, assim, inúmeras outras demandas.
Visando ajudar as crianças a terem acesso aos médicos e terapeutas, pensamos no “Adote Cuidados Para uma Criança AACADU” que consistia em mobilizar diferentes profissionais da saúde para atender de forma voluntaria as crianças da associação.
Conseguimos mobilizar neurologistas pediátricos, fisioterapeutas e psicólogos que se disponibilizaram a ajudar para poder continuar com as ações em um espaço mais confortável e próprio, iniciamos a busca por apoiadores e colaboradores na missão de construir a sede da Associação que funcionará como Centro Especializado de Reabilitação/CER. Por ora conseguimos a doação do terreno e a parceria do engenheiro na elaboração do projeto de construção. Continuamos na busca por colaboradores e na esperança de logo alcançar a construção do CER